Ilha de boipeba

o paraíso a seus pés
 

Do outro lado pelo Oceano Atlântico, onde fica MORERÉ, é uma APA (Área de Preservação Ambiental), e foi reconhecida pela UNESCO como "Reserva de Biosfera e Patrimônio da Humanidade".

Visitar Boipeba é fazer uma viagem pela História. Passando ao largo de CAIRU, fundada em 1531, vê-se ao longe o Velho Mosteiro, construído no Século XVII pelos Jesuítas, cheio de histórias dos confrontos dos Portugueses com os índios Aimorés, chega-se no Povoado de Velha Boipeba que foi fundada em 1563 pelos Jesuítas, onde moram em torno de 3.000 pessoas e é o ponto de chegada das lanchas e barcos de Valença, Graciosa e Morro de São Paulo.

 

MORERÉ é uma vila na ilha, com cerca de 200 moradores, na mais linda praia da ilha, com várias piscinas naturais, o povoado (quilombola) de Monte Alegre, no interior da mesma, e a vila de Cova de Onça ao extremo sul da ilha.

As atividades econômicas da Ilha são a pesca e o turismo. Na ilha não tem estradas, somente percursos percorridos por poucos tratores e os quadriciculos, usados para o transporte dos turistas e locais. O transporte é ainda prevalentemente marítimo.

A diversidade da flora e da fauna, com variedades de pássaros coloridos e canteirinhos - tatus, bichos preguiça, cobras e vários tipos de roedores, os passeios dentro do manguezais, com guaiamum e caranguejos, as piscinas naturais, a mata atlântica, as águas cristalinas, os coqueirais, um número sem fim de praias desertas, e a permanência na Pousada dos Ventos, nos acolhedores e espaçosos bangalôs deixarão lembranças inesquecíveis em sua memoria!